Cultura e clima como estratégias de impacto para o desempenho

Esse post aborda como cultura e clima organizacional influenciam o desempenho profissional e organizacional, destacando a importância de valorizar pessoas, promover ambiente saudável e estratégias de gestão humanizada.

9/12/20252 min read

Introdução e Fundamentos da Gestão Humanizada

Muitos teóricos acreditam que a gestão deve ser aprimorada com base na riqueza e complexidade das pessoas que dinamizam a vida organizacional. É preciso analisar a paisagem multicolor da subjetividade nas organizações contemporâneas, não deixando dúvida de que as pessoas representam a essência do sucesso sustentável e consistente. A subjetividade pode ajudar a integrar uma prática corriqueira na capacidade de identificar e lidar com a experiência humana em todos os seus dilemas, formas de pensamentos, condutas, emoções e ações. Objetividade e subjetividade precisam estar razoavelmente equilibradas para que a gestão de pessoas possa alcançar sua efetividade, coerência e consistência na criação sustentável de recursos, serviços e produtos.

Desafios e Competências da Gestão Contemporânea

Gestores são, cada vez mais, desafiados a atuar de forma reflexiva, sensível e consciente para lidarem com pessoas e com as sutilezas de suas relações num ambiente socioeconômico cada vez mais permeado pela complexidade, fragilidade, efemeridade e por variadas contradições. Destaca-se a importância de ter competência e sensibilidade para criar e sustentar uma estrutura institucionalizada de trabalho capaz de articular e possibilitar o desenvolvimento profissional, pessoal e conjunto de forma simultânea. É necessário desenvolver habilidade cognitiva para analisar e interpretar fenômenos complexos, persuasão para qualificar o trabalho em equipe, descentralização para suscitar aprendizagem e pensamento crítico para aprender com os erros.

Cultura Organizacional e Impacto no Desempenho

A importância estratégica da cultura organizacional tem sido estudada por diferentes autores que argumentam que os desempenhos profissional e organizacional são resultantes dos diversos tipos de cultura e da intensidade da força cultural apresentados pela empresa. Para se chegar a um clima favorável torna-se necessário uma gestão de pessoas e relações adequadas, gerando um impacto positivo no desempenho. É importante estimular e proporcionar oportunidade de desenvolvimento profissional para os funcionários através de treinamentos, auxílio financeiro nos estudos, intercâmbios profissionais e programas de desenvolvimento. A valorização dos funcionários é um catalisador de bons resultados.

Implementação e Conclusões

É relevante ressaltar que antes de qualquer atitude se deve primeiramente fazer um diagnóstico da atual cultura da organização, para poder assim fazer um plano de ação e finalmente executá-lo, observando também o tamanho e a estrutura de cada empresa. Assim, nota-se que a cultura e o clima organizacional podem influenciar no desempenho profissional, considerando que o desempenho é um fenômeno multidisciplinar, sujeito a interferências de inúmeras variáveis que interagem no processo. Torna-se necessário desenvolver planos de ações para melhorar o nível de desempenho, estimulando e despertando o interesse do empregado pela atividade, para através da motivação do pessoal aumentar a produtividade. A subjetividade humana é um dos fatores mais complexos e potentes nesse sentido, pois a particularidade de cada componente de um grupo influencia aquele grupo e somente por meio das pessoas pode se transformar uma sociedade.